Thursday, October 28, 2010

Katy Perry - Fireworks


The best music video of Katy Perry until now! Enjoy... and let your heart shine, even brighter than the moon!!

Estigma


Olá a todos!! Tudo bem?! ^^

Bom... hj eu queria falar sobre algo muito sério que ocorreu com um colega meu da época de universidade... em uma festa de uma das faculdades da USP, este meu colega e seu namorado foram agredidos, devido ao fato de serem gays... o relato do ocorrido pode ser acessado pelo link abaixo...


Em primeiro lugar, eu, pessoalmente, lamento muito pelo ocorrido e espero que as vítimas do ato violento (Henrique, namorado e amigos) estejam bem... Mas, além disso, queria tentar refletir um pouco sobre o que eu penso que baseia atos como esse...

Sei lá se isso é coisa só do Brasil, ou do mundo como um todo... mas as pessoas por aqui consideram normais brincadeiras do tipo que usa características das pessoas de forma depreciativa! Com o tempo, essas brincadeiras tornam-se tão cotidianas que acabam virando ofensas sem que as pessoas percebam! Ou pior: acabam virando algo como ofensas LÍCITAS; ofensas que todo mundo faz... que fazem parte de uma conversa "saudável" entre amigos de um determinado meio...

Eu estudei um pouco disso quando tive aulas sobre psicologia da educação... esse fenômeno social é chamado de ESTIGMATIZAÇÃO. Estigmas são características da sociedade que são vistas como coisas ruins... problemas... coisas que devem ser jogadas fora... como uma doença p/ sociedade. Estigmas são, por exemplo, os mendigos, que a gente encontra na rua e evita por medo; os emos, que são segregados e violentados constantemente; os homossexuais; entre outros... e tudo isso surge assim, com coisas bobas... simplesmente pq as pessoas não pensam sobre como as suas ações e pensamentos influem no funcionamento da sociedade!

Ou seja... tudo se resume, ao meu ver, numa questão de EDUCAÇÃO! E educação não num sentido de "por favor" e "obrigado"... mas em um sentido mais amplo... num sentido social! Acho importante usarmos esses eventos (como o ocorrido com o Henrique) para pensarmos no que, socialmente, gerou tal comportamento nos agressores... o que os agressores pensaram durante o ato (independentemente deles estarem bêbados ou não)? O que as vítimas pensaram? Será que eu tenho algum papel na sociedade que gere este tipo de comportamento? Será que eu segrego gays? Ou será que eu segrego negros, emos, pessoas gordas, pessoas tímidas? Existem vários alvos de estigmatização na sociedade, e, às vezes, colaboramos p/ o processo através de brincadeiras aparentemente irrelevantes... "inocentes"!

Enfim... apesar de eu ser suspeito p/ falar em educação, acredito que ela seja a chave para a resolução de quase todos os problemas do Brasil e do mundo! No entanto, devemos tbm pensar que a educação não é tarefa só do professor lá na escola, não! A educação é tarefa da vida e de todos os seus atores... ou seja: NÓS! Por isso escolhi essa foto aí de cima! Quando olho p/ um céu assim, limpo, com uma luz forte vinda do Sol, sempre penso na minha vida agora e como ela poderá ser no futuro... em todas as coisas que posso fazer e pensar agora e em como todas essas coisas influenciarão o mundo no futuro! O ser humano é um ser privilegiado no sentido de poder pensar sobre essas coisas e sentir os frutos de toda essa sua reflexão... não vamos desperdiçar essa nossa capacidade!

気をつけて!
Di




Friday, October 15, 2010

L.O.V.E.




Aiaiai! Preciso escrever mais aqui no blog, né?! Qto tempooo!

Hoje gostaria de falar um pouco sobre sentimentos... mais em especificamente um sentimento que, na minha opinião é a base de muitos outros: o amor! (Uhhh... postagem romântica! Hahaha)

Bom... acho que é bem claro p/ todos que cada pessoa tem a sua própria visão de amor, né? Por exemplo, algumas pessoas podem considerar o amor como um sentimento específico que você possa sentir por uma única pessoa em especial; outras pessoas podem considerar o amor como algo genérico, que corresponde, de maneiras semelhantes, ao que sentimos por diferentes pessoas que são importantes em nossas vidas, como familiares, amigos, namorados, entre outros; o amor pode ser considerado algo intrínseco ao ser humano; ao mesmo tempo, pode ser considerado algo utópico, ou ilusório... enfim, existem diferentes concepções do que é amar!

P/ mim, o amor é um sentimento que permeia todas os meus relacionamentos e que gera princípios que direcionam as minhas ações... me envolver sentimentalmente é o ponto-chave do que define qualquer tipo de relacionamento p/ mim, seja ele mais ou menos pessoal. Seja no meu trabalho como professor, seja na minha atuação científica, seja com os meus amigos, familiares... sempre atribuo muitos tipos de sentimentos a todas essas formas de interação com o mundo que estão presentes em minha vida. Sinto mto carinho por todas essas coisas... e é isso que me motiva a sempre continuar me cuidando e me empenhando p/ que as coisas fluam bem... Sentir as coisas dessa maneira, direcionam o meu olhar de mundo e sempre me faz pensar e repensar no que as pessoas significam p/ mim e vice-versa!

Por isso, quero agradecer muito a todos que fazem parte de minha vida... principalmente a você que está lendo este meu post... pq é muito especial p/ mim toda a atenção e carinho que me são retribuídos! Muito obrigado =D

気をつけて!
Di