Sunday, March 13, 2011

MEXT



Olá pessoal! Tudo bem?!!

Que susto essa semana, com as notícias de terremotos e tsunamis no Japão, né?! Bom... para "acalmar" vocês um pouquinho, eu entrei em contato com o meu orientador lá do Japão e ele me informou de que está tudo bem lá por Tóquio... não houveram grandes danos ao campus da universidade, sendo que o maior transtorno pelo qual eles passaram foi ter que passarem a noite dentro do laboratório (já que as linhas de trem estavam paradas). Terremotos são bastante comuns por lá (assim como tufões), e as construções da cidade são bem resistentes contra esses fenômenos naturais!

Bom... antes de ontem eu recebi um pacote da univesidade contendo diversos documentos e informativos! Um deles é o meu certificado de admissão na universidade, o qual é capa deste post! =D

Eu ainda não dediquei um espaço aqui no blog para explicar, em detalhes, as etapas de admissão neste programa de bolsas de estudo que estudou participando... então este será o tema deste post!

O consulado geral do Japão em SP oferece, todos os anos, vários tipos de bolsas de estudos no Japão! Essas bolsas vão desde auxílios para alunos de graduação, até para pessoas que queiram aprimorar o seu japonês até um nível avançado! A bolsa com a qual eu vou p/ o Japão é de pesquisa (KENKYUU), oferecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciências e Tecnologia do Japão, o MONBUKAGAKUSHOU (ou MEXT).

O processo seletivo consistiu em 3 etapas e durou cerca de 1 ano! Primeiramente foi analisado se eu tinha os pré-requisitos para a bolsa que eu estava pleiteando (cada tipo de bolsa tem pré-requisitos diferentes) e eu fui submetido a exames de proficiência em japonês e em inglês. Era necessário que eu atingisse uma nota mínima em alguma das duas provas. Além disso, era necessário apresentar um projeto de pesquisa a ser realizado no Japão no ato da inscrição.

Em seguida, eram convocados para a segunda etapa os alunos que tivessem atingido uma nota mínima em um dos dois exames de proficiência e que tivessem apresentado um projeto de pesquisa adequado. A segunda etapa consistiu em uma entrevista no consulado, com uma banca de professores da USP ou de outras universidades(de diversas áreas), mais o pessoal do próprio consulado. A entrevista é bem rápida, sendo que a banca explora a capacidade do candidato defender o seu projeto de pesquisa.

Por fim, é selecionado um certo número de candidatos na segunda etapa, de acordo com a disponibilidade de bolsas de estudo. Os documentos dos aprovados são então encaminhados, numa terceira etapa, para o MEXT, no Japão, para análise. É nesta etapa que os próprios alunos devem entrar em contato com universidades japonesas, bem como laboratórios e possíveis professores orientadores, a fim de conseguir cartas de aceitação para essas universidades.

Depois de cerca 1 ano, o MEXT dá a resposta final, atribuindo nomes de candidatos às bolsas de estudo disponibilizadas. Este ano, para pesquisa, foram concedidas 14 bolsas de estudo!

Agora, eu chegando ao Japão, será uma nova etapa do processo! Precisarei me instalar no meu laboratório, elaborar um novo projeto de pesquisa (mais compelto), e prestar uma prova de mestrado ou doutorado! Será um novo desafio! Vou me esforçar =D

Por fim... mudando de assunto, ontem saí com um pessoal... vi os queridíssimos André, She e Lê (ahhh Dri! Faltou vc!!!), além do Vickie (do qual NUNCA me canso ;D) e do Paulo... o Ivan deveria ter aparecido tbm, mas estava incomunicável!!! Já sinto a falta de todo mundo! Falta tão pouco agora!!!

気をつけて!
18日後で。。。
Di

No comments: